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Serra do Rio do Rastro: Construção e História.



Considerada por revistas internacionais como uma das rodovias mais incríveis do mundo, a Serra do Rio do Rastro está localizada em Lauro Müller, sentido Bom Jardim da Serra, com seu mirante a mais de 1.420 metros de altitude.
São 15 km de estrada escavada em rocha entre as montanhas, com 284 curvas de até 180º, subidas e descidas íngremes, em um cenário fantástico, chegando até mesmo a ter neve em alguns invernos.

     A história da Serra do Rio do Rastro começa em 1870, quando os primeiros habitantes da região, levados pela necessidade de conseguir os gêneros de primeira necessidade que chegavam ao Porto de Laguna, abriram uma trilha na mata que ficou conhecida como “Serra do Doze” e foi o primeiro nome do lugar, que só depois passou a se chamar “Serra do Rio do Rastro”.
A viagem até a cidade portuária era feita em lombos de burros e a aventura podia levar dias. Na década de 80, a estrada foi pavimentada e iluminada. Mas até hoje mantém nas suas curvas acentuadas uma atração à parte. Além de facilitar a vida dos moradores, a Serra passou a ser o principal destino das pessoas que gostam de curtir a natureza.
     Serra do Rio do Rastro serviu de referência na engenharia de Santa Catarina quando foi pavimentada na década de 1980. O desafio da engenharia era tornar uma picada usada por antigos tropeiros em uma estrada confortável e segura para carros, ônibus e caminhões à beira de um precipício. A pavimentação da Serra do Rio do Rastro durou dois anos, de novembro de 1984 a novembro de 1986. As dificuldades eram enormes, pois não havia tecnologia disponível para pavimentações em concreto, tanto que foi a primeira construída desta forma em SC. A única maneira de garantir maior aderência aos pneus dos veículos em caso de gelo na pista seria o concreto de cimento, e não o asfalto. A Associação Brasileira de Cimento Portland doou ao Estado as 3 mil toneladas de cimento que seriam usadas na pavimentação. Sobre o leito da estrada de chão batido, aberta na década de 1950, foi feita uma submassa de argamassa de cimento e, por cima, colocadas 2.160 placas de concreto de cimento de 6x3 metros e 30 centímetros de espessura com fissuras iguais às de pistas de aeroportos. Isso tudo garantiria a não formação de gelo em dias mais frios, a maior aderência dos pneus nas curvas acentuadas e a não formação de ondulações, comuns em asfalto.
Já os muros de proteção foram feitos em concreto armado, alguns até com a utilização de muros de arrimo, que seguram o aterramento, pois em alguns lugares o concreto armado não podia ser ancorado porque a estrada simplesmente acabava no gigantesco penhasco. Os muros de proteção, foram projetados para suportar o impacto frontal de veículos pesados em velocidade elevada. Ou seja, o risco de queda na montanha é quase nulo.

Construção da Estrada da Serra do Rio do Rastro

     No ponto mais alto fica um mirante, de onde é possível visualizar todas as curvas da estrada em meio à mata nativa. Este é o ponto da estrada mais apaixonante, quando se pode ver a imagem completa da Serra, as montanhas, árvores, pedras e pontos em que a água corre morro abaixo, um espetáculo completo visto de apenas um lugar.


     Em 2012, a Serra do Rio do Rastro foi eleita uma das “estradas mais espetaculares do mundo” por um site espanhol, ficando bem a frente das demais concorrentes.
     O percurso da rodovia SC-390 é caracterizado por subidas íngremes e curvas fechadas, bem como pelos seus quiosques, ótimos locais para desfrutar a paz proporcionada pela natureza. Coberta pela mata Atlântica, com uma fauna bem diversa, com vários tipos de felinos de pequeno, médio e grande portes, uma fauna de macacos (bugios, macacos-prego, saguis), quatis, pacas, mãos-peladas, tatus, tamanduás e iraras, que são animais comuns numa mata atlântica preservada. Também há uma avifauna composta de águias chilenas, tiês-sangue, tucanos, araras, papagaios etc. Subindo desde o distrito de Guatá, percorre-se a floresta ombrófila densa (Mata Atlântica), com seus diversos níveis, e os mais elevados, são montanha e alta-montanha e depois, a Flora Rupicola, com endemismo considerável, no topo como uma franja a Matinha Nebular, depois em transição, Campos Sulinos e do outro lado da serra, a Floresta Ombrófila Mista (Mata das Araucárias), também com suas faces montanha e alto-montanha, alternado- com os Campos Sulinos em mosaicos campo-matas.
    Além da grande beleza da paisagem, a Serra do Rio do Rastro faz parte de uma coluna estratigráfica clássica do antigo supercontinente Gondwana no Brasil, a Coluna White, tendo sido classificada como um dos sítios geológicos brasileiros, pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos.
     Para os nossos leitores, aproveitamos para deixar o endereço deste site onde é possível visualizar as câmeras AO VIVO direto do mirante da Serra do Rio do Rasto. Aproveite e conheça!
Câmeras ao vivo SERRA DO RIO DO RASTRO

   

FONTES da matéria: (http://guiascturismo.com.br/serra-do-rio-do-rastro/) e (http://serradoriodorastro.org/historia-da-serra-do-rio-do-rastro/)

Comentários

  1. A Foto que se destaca ali da construção é na verdade da Serra do Corvo Branco!

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  2. https://www.palavralivre.com.br/2020/08/serra-do-corvo-branco-e-uma-das-obras-que-o-governo-vai-retomar-na-serra-catarinense/

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