Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA OS MAIORES TÚNEIS: Do Mundo, do Brasil e de Santa Catarina


     O Engenheiro e Projetista de Túneis, atua em obras subterrâneas que exigem profissionais especializados, em constante atualização e com vocação para lidar com as incertezas da natureza em uma área que concilia engenharia, geologia e geotecnia.
     Os túneis podem ser classificados basicamente de duas maneiras, os naturais e os artificiais, os naturais são os que são escavados em terreno ou rocha, aproveitando parte da matéria prima oferecida pela própria natureza, como o terreno ou mesmo o solo. Já os chamados artificiais, são originados apenas pelo homem, em um terreno ou local onde o túnel é totalmente modelado e construído de acordo com a necessidade, como é o caso do Túnel da Ponte de Øresund (nas imagens abaixo), que liga a Dinamarca à Suécia, mais exatamente Copenhague a Malmö, através do estreito de Öresund. Este Túnel Submarino tem 3510m e é construído todo com seções de concreto que foram levadas ao local e submergidas no mar e interligadas, formando um túnel submarino artificial.




Com relação aos túneis naturais, mais comuns construtivamente, podemos citar os seguintes:



MAIOR DO MUNDO:


     Túnel de Base de São Gotardo – Classificado como um túnel natural, este túnel tem 57,1 quilômetros de comprimento e levou 17 anos a ser construído, é o maior túnel do mundo e foi inaugurado em dezembro de 2016. Os Trens de alta velocidade levam 17 minutos a atravessá-lo. O túnel em si custou mais de 10 bilhões de euros - começa em Erstfeld, no cantão suíço de Uri, e termina em Bodio, já num cantão diferente, o Ticino. No ponto onde atinge maior profundidade, o Gotthard vai até 2,3 quilômetros debaixo de terra, com as rochas a atingirem temperaturas até aos 46 graus. Para perfurar a montanha, os engenheiros tiveram de fazer explodir 73 tipos de rochas diferentes, algumas tão duras quanto granito, outras moles como açúcar. Foram escavadas mais de 28 mil toneladas de pedra e nove trabalhadores morreram durante as obras.






O MAIOR DO BRASIL



     Túnel Prefeito Marcello Alencar - Também conhecido como Túnel da Via Expressa, é um túnel urbano que atravessa subterraneamente os bairros do Centro, da Gamboa e da Saúde, na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro. Com 3.382 metros de extensão, é o maior túnel subterrâneo do país, permitindo a ligação da Ponte Rio–Niterói e da Avenida Brasil com o Aterro do Flamengo. O trecho mais profundo do túnel chega a 46 metros abaixo do nível do mar. A obra custou R$ 4,5 bilhões aos cofres públicos e foi inaugurada em 19 de junho de 2016 após 3 anos e 8 meses de obras.







O MAIOR DE SANTA CATARINA



     Túnel Morro do Boi – Fazendo parte do trecho de duplicação da BR 101, localizado no km 140 da rodovia, entre os municípios de Balneário Camboriú e Itapema, tem 1.007 m de comprimento, 13,9 m de largura e 9,45 m de altura, tendo exigido a retirada de 136 mil m3 de rocha quando da execução e custou R$ 29 milhões, apesar de que se fosse escolhida a opção pela não construção do túnel a época, gastar-se-ia cerca de 12,5 milhões de reais para percorrer o morro pela parte de fora. Dentre as questões ambientais diretas, a opção pela travessia em túnel evitou que houvesse interferências na mata nativa existente e na fauna. Em números, isso representa a preservação de uma área de aproximadamente 105 mil m2 de fauna e flora Atlântica. A expectativa é que o investimento adicional seja recuperado em até 25 anos.
     Este túnel foi escavado a fogo, com uso de brocas para perfuração da rocha em até 2 m de profundidade e aplicação de dinamite. O avanço diário foi de, em média, 5 m, pois, após a explosão, era necessário retirar os detritos de rocha. Um máximo de duas cargas de dinamite eram realizadas por dia, uma vez que também se faz necessário, nessa metodologia, aguardar que a rocha se acomode após cada explosão.




     Ajude-nos a manter o blog funcionando, curtindo, comentando e compartilhando com os amigos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 10 prédios mais altos do Brasil

OS 10 PRÉDIOS MAIS ALTOS DO BRASIL.      Em Balneário Camboriú estão os prédios mais altos do Brasil, a cidade terá 8 dos 10 edifícios mais altos do país e já foi apelidada de Dubai brasileira.      A vista panorâmica da orla de Balneário Camboriú já é impressionante, imagem então quando todos os prédios gigantes que estão em construção forem concluídos, principalmente na área da Barra Sul.     Maior prédio do Brasil O edifício  Millennium Palace  que tem 177,3 metros de altura e 46 andares, localizado à beira mar, no centro da praia de  Balneário Camboriú , foi o mais alto do Brasil de 2014 a 2017, porém já foi superado pelo Órion Busines de Goiânia, já concluído e por outros de Balneário Camboriú que estão em construção e já superaram sua altura. Além dos prédios gigantes, já concluídos, como o  Millennium Palace  (177,3 m) e as torres gêmeas da  Villa Serena  (160 m), há outros 8 edifícios em construção, em  Camboriú  que irão passar dos 200 metros, a

Serra do Rio do Rastro: Construção e História.

Considerada por revistas internacionais como uma das rodovias mais incríveis do mundo, a Serra do Rio do Rastro está localizada em Lauro Müller, sentido Bom Jardim da Serra, com seu mirante a mais de 1.420 metros de altitude. São 15 km de estrada escavada em rocha entre as montanhas, com 284 curvas de até 180º, subidas e descidas íngremes, em um cenário fantástico, chegando até mesmo a ter neve em alguns invernos.       A história da Serra do Rio do Rastro começa em 1870, quando os primeiros habitantes da região, levados pela necessidade de conseguir os gêneros de primeira necessidade que chegavam ao Porto de Laguna, abriram uma trilha na mata que ficou conhecida como “Serra do Doze” e foi o primeiro nome do lugar, que só depois passou a se chamar “Serra do Rio do Rastro”. A viagem até a cidade portuária era feita em lombos de burros e a aventura podia levar dias. Na década de 80, a estrada foi pavimentada e iluminada. Mas até hoje mantém nas suas curvas acentua